sexta-feira, 22 de julho de 2016

André Gomes e Jorge Jesus

A propósito da ida de André Gomes para o Barcelona,tenho visto/ouvido vários benfiquistas a aproveitarem para reforçar a narrativa de que Jesus não aposta nos jovens. Aliás, já durante o Europeu, Manuel Delgado tinha insinuado que Jesus não tinha dado oportunidades a André Gomes durante a sua estadia no Benfica. (http://oartistadodia.blogspot.com.es/2016/07/o-que-preocupa-delgado-60-horas-da-meia.html)

Ora, é falso que Jesus não tenha apostado em André Gomes. Foi Jesus quem o lançou na equipa principal e deu-lhe bastantes minutos até. Em 2012-13, quando André Gomes tinha 19 anos, participou em 18 jogos, totalizando 993 minutos e, na época seguinte, participou em 23 jogos, fazendo 1416 minutos, 120 dos quais na final da Liga Europa.

Naturalmente que, numa equipa com Matic e Enzo Pérez, André Gomes, aos 20 anos, não era a primeira escolha para JJ, mas não lhe faltaram oportunidades para jogar. Aliás, basta comparar os seus minutos no Benfica com os que Nélson Semedo e Gonçalo Guedes tiveram esta época. Gonçalo Guedes participou em 31 jogos, sumando 1687 minutos, enquatno Nélson Semedo participou em 18 jogos, num total de 1446 minutos. Ou seja, Semedo (que já tem 22 anos) teve praticamente a mesma utilização que André Gomes teve com JJ aos 20 anos. Guedes não ficou muito distante.

Dizer que Jorge Jesus não apostou ou não deu oportunidades a André Gomes, seria o mesmo que dizer que Rui Vitória não apostou ou não deu oportunidades a Nélson Semedo. Absurdo, não é? Mas é o que nos querem vender e não falta quem esteja disposto a engolir.




Fonte: www.transfermrkt.pt

2 comentários:

  1. a aposta nao é dar minutos...é ver que ali estava um otimo jogador e gerir a sua progressao...nao tenho conhecimento de jj ter impedido a saidas de bernardo silva e andre gomes...logo, nao apostou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordo. A forma que o treinador tem de apostar num jogador é dando-lhe minutos. A decisão de vender cabe à direção, não me parece que o treinador possa fazer muito quanto a isso.

      Aliás, segundo o argumento, poderíamos dizer que Rui Vitória não apostou em Renato Sanches. Afinal de contas, não impediu a sua saída..

      No caso de Bernardo Silva, acho que há razão para criticar JJ. Não foi ele que o vendeu, atenção, mas como não lhe dava minutos, é compreensível que a direção tenha optado pela venda (ainda que pudesse ter optado pelo empréstimo, já que até estavam a planear livrar-se de JJ).

      No caso de André Gomes, não há razão para criticar JJ. André Gomes, aos 20 anos, era a primeira alternativa a um meio campo formado por Matic e Enzo. Vendo os minutos que lhe foram dados, JJ claramente contava com ele, certamente que não terá pedido a sua venda.

      Eliminar