sábado, 29 de agosto de 2015

Não se arranja uma onda azul para o Arouca?

Esta terça-feira escrevi sobre a ridícula regra que permite aos clubes utilizarem um estádio alternativo para 5 dos seus jogos em casa. Trata-se de abdicar de uma vantagem a que se tem direito para receber mais dinheiro.

Disse também que achei a decisão do Arouca compreensível (a existência da regra é que é incompreensível), mas alertei:

"O que se espera agora é que o Arouca tome a mesma decisão relativamente a Porto e Sporting. Ouve-se muitas vezes dizer que só o Benfica é que enche estádios, mas estas duas semanas foram boas para verificar que isso não é verdade. O Tondela-Sporting teve 22003 adeptos nas bancadas e o Arouca-Benfica teve 23540, apenas mais 1500, sendo que o Sporting jogou a uma sexta-feira e o Benfica no domingo (à noite, o que também não é o horário ideal)."

Ontem, o Presidente do Arouca já veio dizer que a receção ao FC Porto será em Arouca e não em Aveiro. Assim se desvirtua o campeonato. O campeonato é, geralmente, a competição mais justa, porque, ao contrário do que acontece nas taças, todos jogam contra todos e nas mesmas condições. Mas em Portugal não é assim:

i) Todas as equipas deveriam ter 17 jogos em casa e 17 fora, mas não é isso que acontece. Sporting e Benfica já jogaram em campo neutro, contra Tondela e Arouca*, respetivamente. O Porto, pelos vistos, terá de ir jogar a Arouca.

ii) Além disso, a regra dos empréstimos desvirtua a competição porque, por exemplo, o Tondela que o Benfica vai defrontar (sem Murillo, Guzzo e o outro emprestado) não é o mesmo que o Sporting defrontou. Tal como o Sporting há de defrontar um Moreirense privado de Iuri e Palhinha e, por isso, necessariamente mais fraco do que o Moreirense que enfrentará os nossos rivais, algo que acontece com todos os clubes que têm jogadores emprestados.



* Os casos do Tondela e do Arouca são ligeiramente diferentes. O Arouca explicou abertamente que mudou de campo para receber mais dinheiro (algo que, agora, está previsto nos regulamentos), enquanto o Tondela ainda não tem o seu estádio pronto. De qualquer forma, ambas as situações desvirtuam a competição.

2 comentários:

  1. Se calhar estou a ser anjinho e vão me cair em cima. Mas eu espero e acho justo que todos os jogadores emprestados pelo Sporting e ainda mais aqueles de quem temos apenas percentagens, joguem contrav o Sporting. Aquilo que o Benfica e Porto têm feito é uma vergonha. Não quero o Sporting a fazer o mesmo. E pelo que o Bruno de Carvalho tem dito, não acho que coloca se essas cláusulas nos contratos. Vamos ver o que diz o presidente do Belenenses agora...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno, foi aprovada uma regra para esta época que proíbe que jogadores emprestados joguem contra o seu clube de origem. Isso quer dizer que, mesmo se quiséssemos que jogadores como o André Geraldes, o Iuri, o Palhinha e o Rúben Semedo jogassem contra nós, não podíamos. Com a nova regra, obrigá-los a jogar é que é ilegal. Agora, a regra não fala sobre jogadores não emprestados com o passe dividido entre clubes, mas espero que esses joguem contra nós. Achei uma vergonha o que se passou com o Miguel Rosa nos últimos 2 anos e não quero que aconteça o mesmo este ano com o Betinho, por exemplo. Mas não deve acontecer, porque acho que ficámos com uma percentagem do passe do Nii Plange quando ele saiu e não me lembro de ele não ter jogado propositadamente contra nós.

      Eliminar