quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Transição defensiva à Porto - Vídeo


Estive a ver o Porto 3-0 Vitória SC e acho que os azuis-e-brancos venceram bem e sem grande margem para discussão. Um aspeto que me chamou a atenção foi a forma eficiente de travar os contra-ataques do Vitória: quando um vitoriano ia a fugir demasiado rápido, bastava recorrer à chamada “falta tática”, como foi explicando Luís Freitas Lobo.

Claro que as falas táticas são muito mais eficazes quando nos é permitido fazê-las sem ver cartão. Em cinco, só uma é que deu amarelo, e desconfio que foi só por já ser a segunda feita pelo mesmo jogador: Maxi Pereira, claro.

O vídeo também ajuda a explicar como é que o Porto, com 23 faltas, viu apenas 2 amarelos, enquanto o Vitória viu 3, tendo cometido 10 faltas.


10 comentários:

  1. Excelente análise. Acrescentaria só as duas leis da vantagem que não foram dadas e que não mereceram qualquer atuação disciplinar. Se o árbitro pára o jogo e não dá lei da vantagem tem de mostrar cartão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não está totalmente correto... o árbitro no seu critério pode retomar a marcação da falta inicial se a dita vantagem não se concretizar.

      Temos que ver o que é ter vantagem... é ter espaço para jogar ou ter progressão no terreno? Pode não ser a mesma coisa.

      Eliminar
    2. Obrigado Alberto. Lembro-me de uma dessas jogadas em que o árbitro até chega a esticar os braços, como se fosse dar a lei da vantagem, e logo de seguida decide interromper. Só não inclui neste vídeo por não ter sido uma jogada clara de contra-ataque (resultou de uma má abordagem do Maicon), como as 5 que coloquei.

      Eliminar
    3. aminhatvpifou: eu sei disso, mas no caso não foi isso que aconteceu. O jogador do Vitória seguiu com a bola controlada, sozinho, mas o árbitro decidiu interromper o jogo...

      Eliminar
  2. Grandes trabalhos, vai directo aos favoritos.

    Finalmente alguém dedica algum tempo a isto, o tal inclinar um campo que valem muitos pontos.

    Obrigado Trovador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Gnitopszar.

      Vou tentar ir fazendo uns vídeos destes todas as jornadas.

      Eliminar
  3. conheci agora este blog e gostei. votos do maior sucesso

    ps gostei em particular do subtítulo :) "Queremos que este seja um grande blog, tão grande como os maiores da Europa"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado isso agora...

      Já depois de ter registado o nome do blog, um amigo chamou-me a atenção para o facto de o nome não ter nenhuma ligação ao Sporting. Assim, com o subtítulo não há dúvidas. :)

      Eliminar
  4. Parabéns Trovador,há que divulgar estas manhas todas dos bois negros.SL

    ResponderEliminar