terça-feira, 25 de agosto de 2015

Ondas verde e vermelha em Aveiro

O Arouca, segundo comunicado do próprio clube, optou por jogar com o Benfica em Aveiro, porque "não poderia deixar passar a oportunidade de obter uma receita muito mais qualitativa e quantitativa". Ao contrário do que aconteceu na época 2013-14, em que o Arouca-Benfica também foi em Aveiro, devido a uns alegados conflitos entre o clube e a Câmara Municipal, desta vez, a decisão é totalmente transparente e regulamentar, porque, entretanto, a Liga decidiu que todos os clubes podem, até um limite de cinco vezes, utilizar um segundo estádio para os seus jogos.

Percebo que se critique o Arouca pela decisão tomada, mas parece-me que a mesma é perfeitamente compreensível. Relativamente ao Benfica, não há nada a apontar. A crítica que há a fazer é à Liga, por criar um regulamento que permite aos clubes abdicarem de uma vantagem a que têm direito (jogar em casa) para receberem mais dinheiro.

O que se espera agora é que o Arouca tome a mesma decisão relativamente a Porto e Sporting. Ouve-se muitas vezes dizer que só o Benfica é que enche estádios, mas estas duas semanas foram boas para verificar que isso não é verdade. O Tondela-Sporting teve 22003 adeptos nas bancadas e o Arouca-Benfica teve 23540, apenas mais 1500, sendo que o Sporting jogou a uma sexta-feira e o Benfica no domingo (à noite, o que também não é o horário ideal).

Claro que, depois, o Braga, se tiver de ir a Arouca, poder-se-á queixar porque não estará a competir nas mesmas condições que os três grandes. E se o Braga também jogar em Aveiro, poder-se-ão queixar o Vitória, o Belenenses, o Paços, etc. Por isso é que esta regra não devia existir, a competição devia ser igual para todos sempre que possível.



P.S. - Segundo julgo saber, o Tondela-Sporting jogou-se em Aveiro porque o estádio do Tondela ainda não está pronto para receber jogos da 1.ª Liga, mas não me surpreenderia se tivessem tomado a mesma decisão que o Arouca e que a venham a tomar com os outros grandes. Nesse caso, aplica-se o mesmo que disse relativamente ao Arouca, naturalmente.

1 comentário:

  1. Mais um mito lampião que cai por terra! Afinal não são só eles que enchem estádios...

    ResponderEliminar